Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente já começou a investir no meio online. É um ótimo sinal, sem dúvida alguma. Mas sabia que isso pode não ser suficiente para conquistar bons resultados? Talvez seu departamento de marketing digital precise de ajuda!
Não se espante se esse for o seu caso, porque não são poucos os profissionais que se deparam com esses obstáculos e precisam fazer diversos ajustes para deixar tudo funcionando “nos trinques”.
O primeiro passo é identificar o problema, e, de preferência, rapidamente. É como uma doença: quanto antes for diagnosticada e tratada, menos prejuízo trará para sua estratégia.
Para te ajudar neste processo, separamos 5 problemas que atingem inúmeras empresas de diferentes áreas de atuação. Caso tenha algum dos sintomas, está na hora de agir para não deixar seus resultados serem influenciados negativamente.
E lembre-se: ao persistirem os sintomas, um especialista em marketing digital deverá ser consultado.
Sintomas
Dificuldade em atingir público. Dores de cabeça. Leads não qualificados. Vendas abaixo do esperado.
Diagnóstico
Você sabe para quem está vendendo ou para quem pretende vender? Será que sabe mesmo? Esse é um mal de que muitas empresas sofrem, mas que na maioria das vezes não se dão conta.
Entender o seu público, saber qual é seu comportamento, desejos e necessidades são coisas fundamentais. É preciso definir suas personas, o perfil daquelas pessoas que você espera atrair, para planejar ações certeiras.
Afinal, sua empresa não quer “atirar no escuro”: ela espera atingir pessoas que vão chegar à conversão e te trazer resultados. Não é qualquer pessoa, são leads qualificados.
Pode ser aquele cliente típico do seu negócio, que reúne algumas características importantes que se repetem no seu público. Ou também um perfil de consumidor ainda inexplorado, mas que você deseja atingir por ter um grande potencial.
Pode acreditar, funciona. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mondo, empresa americana especialista na área, 51% dos departamentos de marketing digital utilizam personas em seus processos. E mais: deste total, 90% acreditam que é algo eficiente!
Como já diziam na era off-line: contra fatos, não há argumentos. E os fatos, os números neste caso, são bastante consistentes.
Sintomas
Vendas abaixo do esperado. Pressão alta. Cobranças do chefe. Leads que não convertem.
Diagnóstico
Quando decidiu investir no marketing digital, alguém te disse que as vendas iriam crescer “milhões por cento” e sua empresa daria um grande salto. Na prática, porém, os números não entraram nessa ascendente e você não está satisfeito.
Eis outro problema comum neste meio online, que não é exclusividade da sua empresa. E ele tem várias causas possíveis.
Um deles, claro, está atrelado ao item anterior. Se sua empresa não está atraindo o público certo, as personas ideais, suas vendas com certeza não atingirão os índices desejados.
Caso o processo de atração esteja funcionando corretamente, mas, “na hora h”, não ocorre a conversão… bem, aí temos outra situação. Será que seu site está vendendo seu produto da forma correta? Será que o departamento de marketing está em sintonia com o comercial? Seu funil de vendas foi estruturado corretamente?
Ás vezes detalhes faz toda a diferença. Em testes a/b, trocando apenas o título da página, já vimos melhorias de 80% na conversão. Em outro exemplo, simplificamos a tela de compra e dobramos a taxa de conversão.
Sintomas
Perda de noção espacial. Falta de resultados. Dor no bolso. Incerteza com relação ao futuro.
Diagnóstico
Responda sem pensar muito: o que sua empresa estará fazendo daqui a seis meses? Quais são as ações que o departamento de marketing digital colocará em prática neste período? Quais são os objetivos que se pretende alcançar? Quantas vendas você quer ter provenientes do marketing digital?
Caso tenha surgido um grande ponto de interrogação na sua cabeça, é porque está faltando algo crucial para o sucesso. É preciso saber para onde a empresa está indo, ou ela não vai a lugar algum. Ou pior, vai acabar indo para o buraco.
Por que deixar seus resultados contarem com a sorte se é possível fazer a sua sorte?
É por esse motivo que uma palavra, em especial, deve estar presente no vocabulário de todos os envolvidos com o seu negócio: planejamento. Mas não basta falar, tem que colocar em prática.
O próprio Philip Kotler, considerado o “papa do marketing”, afirma que o planejamento não pode ser deixado de lado em hipótese alguma. Veja bem, não é qualquer um que está falando!
De acordo com o professor americano, com um planejamento bem estruturado as empresas ficam menos vulneráveis às crises e ainda ganham uma poderosa arma para superar os concorrentes.
Saber qual vai ser o próximo passo antes mesmo de dá-lo é um diferencial para chegar onde se deseja e não se perder no meio do caminho.
{{cta(‘f2cb9d8d-6fa2-4edb-a03b-760a9c4e217b’)}}
Sintomas
Dificuldade em mensurar resultados. Perda de memória recente. Ações digitais perdidas. Falta de resultados.
Diagnóstico
Apesar de todas as possibilidades que o marketing digital nos traz, muitas empresas ainda insistem no velho erro de agirem guiadas apenas pelo “feeling”. Simplesmente colocam em prática aquilo que parece certo, sem qualquer embasamento.
Se sua empresa não sabe o que, de fato, dá resultado e o que funciona nas ações de marketing é melhor parar e repensar o que está sendo feito. Você está com a popular “síndrome do achismo”.
Com ela, certamente seu departamento não sabe qual ação atraiu mais público e gerou mais conversões no último mês. Também não sabe o quanto de investimento foi perdido por insistir em estratégias que, por falta de análise, não funcionaram.
Passe a ter em mente um princípio importante: trabalhe sempre em cima de números e oriente as ações por dados.
Existem ferramentas gratuitas como o Google Analytics que, com suas mil e uma utilidades, trazem estatísticas valiosas para se analisar diversos aspectos da sua estratégia digital. Inclusive, fica a sugestão de leitura deste artigo com 9 passos para configurar o Google Analytics de forma correta.
Esses relatórios e estatísticas podem livrar sua empresa de alguns riscos desnecessários e colocar seu departamento de marketing no caminho correto. Algo que, com certeza, o “achismo” não te traz.
Sintomas
Investimento errado. Dor no bolso. Perda de apetite. Cobranças por resultado.
Diagnóstico
“Meu investimento em marketing digital está valendo a pena?”, é uma pergunta frequente feita por empresas que estão no universo online, independente do mercado. Se você também tem essa dúvida, é porque algo está errado: a resposta deveria estar na ponta língua.
Mas mantenha a calma, porque você não está sozinho nessa – assim como nos itens apresentados anteriormente. Essa pergunta ficaria sem resposta em uma a cada quatro empresas questionadas!
Sim, esse é o índice de empreendedores que não conhecem o tão importante ROI: sigla para “return on investiment”, em inglês. Ou, simplesmente, retorno sobre o investimento.
Essa é a métrica responsável por mostrar a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido, dependendo do caso) como resultado de um dinheiro gasto, um investimento.
O cálculo para se saber qual o seu ROI é o seguinte:
ROI = (Ganho Obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial
Um exemplo: se uma empresa faturou R$ 6 mil em um mês investindo R$ 1 mil, o resultado desta conta será 5. Ou seja, o retorno sobre o investimento foi de 500%.
Acompanhar de perto esses índices serve para saber o quanto está valendo a pena investir no marketing digital. Tenha controle sobre o seu negócio para não perder dinheiro, para saber se as estratégias estão dando resultado ou precisam de ajustes.
{{cta(‘b7efd427-c362-4190-8f1b-96aaaa5b89f8’)}}
Você notou que está tudo interligado? Se algo não vai bem, outros setores podem ser afetados. Uma “doença” pode desencadear outras. E você, com certeza, espera que seu departamento de marketing digital esteja saudável para gerar os resultados.
Caso tenha identificado que seu departamento sofre com algum desses males, está na hora de procurar ajuda de um especialista. Uma consultoria em marketing digital, por exemplo, é um remédio bastante eficaz. Serve para fazer um diagnóstico geral do que está sendo feito e guiar suas ações.
Também continue acompanhando o blog da CreativeBizz para ficar por dentro das novidades e conferir outras dicas de marketing digital. Até a próxima!