Webdesign

A verdade que nunca contaram a você sobre Marketing Digital

Por Marcelo Trigo • Comentários

a verdade sobre marketing digital A verdade que nunca contaram a você sobre Marketing Digital

Seja em agência, departamento de marketing ou produtora web, com certeza você já esbarrou com alguém querendo vender fórmulas prontas para melhorar o “Marketing Digital” do seu negócio. Daí, o fulano vai lá, faz uma campanha de links patrocinados, tira um print com o site do cliente no “topo do Google” e tudo certo. Virou consultor de Marketing Digital!

O grande problema dessa história é que uma grande parcela das empresas não sabe nem mesmo o que está contratando. Tem na cabeça que Marketing Digital é fazer anúncio online, comprar links patrocinados ou mandar e-mail marketing de vendas. São ações válidas e que podem, sem dúvidas, gerar bons resultados, mas muito longe de serem as únicas ou as mais eficientes. Além disso, elas contemplam apenas o aspecto da promoção (um dos P’s do marketing) e necessitam de investimento contínuo (e cada vez mais alto), para trazerem retorno.

A insatisfação do cliente, nesses casos, é quase certa, tendo em vista que, ano após ano, ele precisa aumentar seu investimento, para conseguir resultados semelhantes, já que o preço de mídia e links patrocinados cresce numa velocidade assustadora.

Mas, afinal, o que é esse tal Marketing Digital?

Na realidade, terei que frustar muitas pessoas, mas Marketing Digital nada mais é que um termo inventado com a intenção de facilitar o entendimento do grande público e diferenciar as estratégias voltadas ao meio online das estratégias de marketing tradicionais. Mas, no fundo, é tudo marketing. E ponto final!

Sendo assim, não é possível fazer um bom trabalho de Marketing Digital, se não existir uma análise prévia das estratégias de marketing da empresa, para que exista o alinhamento de ambas. Um bom entendimento do produto, dos concorrentes, do público-alvo e da situação atual da empresa, nos universos digital e real, é igualmente fundamental, antes de se propor qualquer ação.

Além disso, é necessário avaliar o porte da empresa e adequar as estratégias. O grande erro da maioria dos profissionais é não conciliar as ações propostas ao budget disponível. O estrategista de Marketing Digital precisa de conhecimento teórico, muita criatividade, um método sólido de trabalho e experiência prática na área. Um olhar crítico e uma mente aberta para inovar, sem perder o foco nos pontos mais importantes: o resultado final e o retorno financeiro para o cliente, seja ele direto (através do aumento de vendas), ou indireto (por meio do fortalecimento da marca).

{{cta(‘f2cb9d8d-6fa2-4edb-a03b-760a9c4e217b’)}}

Para o cliente, é importante saber que uma boa estratégia de Marketing Digital não trará resultados do dia para noite. São necessários investimentos no curto, médio e longo prazos, além do acompanhamento e análise dos resultados destas ações. Com base nesses dados, são feitos os ajustes finos, para que as ações se tornem cada vez mais eficazes.

Atualmente, uma área do Marketing Digital que vem ganhando muito destaque é a de Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo. Na realidade, todas as empresas que pretendem manter-se competitivas no universo digital, inevitavelmente, deverão adotar esta estratégia. O próprio Google enfatiza, publicamente, a importância das marcas gerarem conteúdo relevante e de qualidade e que seu sistema de buscas irá privilegiar cada vez mais essa iniciativa em seus resultados.

Essa estratégia é oposta à mencionada no início deste artigo: comprar mídia e links patrocinados e simplesmente tentar empurrar seu produto ou serviço para os seus clientes está perdendo eficiência a cada dia. Hoje, é necessário educar e engajar o seu consumidor sobre o mercado de atuação da sua empresa e os benefícios do seu produto ou serviço para ele e para a comunidade aonde está inserido. É preciso contar histórias e emocionar. As pessoas estão cada vez mais exigentes e as empresas que entenderem isso e transformarem as dúvidas, objeções, medos e sonhos desses clientes em conteúdo explicativo, atrativo e de qualidade, com certeza se destacarão de seus concorrentes.

Para concluir, quero deixar claro que existem inúmeras outras estratégias que podem ser usadas, dentro do universo digital. E o mais importante, quando você for contratar um planejamento ou consultoria em Marketing Digital, é saber que não existe fórmula milagrosa ou receita de bolo. Aparecer em primeiro lugar do Google é ótimo, ainda mais se for nos resultados orgânicos (aqueles em que você não paga para aparecer no topo da página), mas é melhor ainda quando você constrói uma presença digital sólida, com diversificação de estratégias e canais de comunicação, valorização da sua marca e engajamento do seu consumidor. Isto, sim, trás retorno à sua empresa!

Se gostou do artigo, peço o seu “curtir”, nas diversas redes sociais. É saber que você acompanha e se interessa pelo nosso trabalho que nos motiva a produzir um conteúdo cada vez melhor.

Um abraço e até o próximo post!

{{cta(‘96007908-dbbc-4adc-a828-4cc41d961c0b’)}}