Toda vez que começamos uma campanha de marketing digital passamos primeiramente por um processo de imersão. Afinal, é preciso entender para atender. Antes de mais nada, consumimos os produtos e serviços de nossos clientes. Vivenciamos um pouco de seu dia a dia. Logo após, conversamos com presidente, diretores, gerentes, coordenadores, encarregados, área comercial e até mesmo terceirizados, como o pessoal da segurança e limpeza. Depois que temos toda essa conversa, conseguimos compreender um pouquinho quem é nosso cliente e como são oferecidos seus produtos e serviços.
Logo após este processo de imersão é hora de buscar mais informações com as pessoas mais importantes de uma empresa: o cliente. Nesta etapa entendemos como essas pessoas pensam. O que elas fazem, como elas se relacionam com seus produtos e serviços, como elas utilizam as tecnologias e, principalmente, o que as leva comprar com você ao invés de adquirir o produto em seu concorrente.
O próximo passo é analisar justamente seus concorrentes: o que eles falam e fazem de melhor? Como eles se relacionam com o público? Qual é o tom de voz utilizado? Quais são seus principais diferencias? Quais são seus pontos fortes e fracos?
Logo depois deste estudo conseguimos saber mais sobre seu mercado. Descobrimos quem são seus clientes, o que eles realmente buscam e quais são seus principais concorrentes. De posse destas análises, montamos um briefing e passamos para uma equipe de criação. Na área de marketing digital, essa equipe de criação deve ser de quatro pessoas: um profissional de design (diretor de arte), um redator, um responsável pela área de tecnologia e um especialista de mídia. Essas quatro pessoas irão analisar todos os materiais coletados pelo planejamento e com o fim de definir qual é o melhor plano de ação para sua empresa.
Na próxima etapa, começam as produções de materiais. E assim a mágica do Marketing Digital acontece: banners começam a serem feitos, textos são redigidos, sites, landing pages ou sistemas são programados, palavras-chave são escolhidas, campanhas são setadas. Logo após este processo sua primeira campanha irá para o ar. Posteriormente há um acompanhamento quase diário para saber se suas ações de marketing digital estão performando de forma satisfatória. Similarmente são analisados os números de suas ações, testes são realizados, campanhas são calibradas, novas peças são criadas.
Nessa rápida explicação de como uma agência digital deve trabalhar, já envolvemos os seguintes profissionais:
Ele será a principal ponte de comunicação entre a agência de marketing digital e sua empresa.
Ele irá fazer todos os estudos preliminares, conversar com os profissionais da empresa e clientes. Ele irá montar o briefing para fazer sua ação de marketing digital e acompanhar todo o processo de comunicação o tempo todo.
Esse profissional irá trabalhar com Business Inteligence, irá avaliar os melhores canais para fazer seus anúncios e irá setar as campanhas de AdWords e Social ADs.
Será responsável para criar artes e layouts. É importante também que ele tenha bons conhecimentos de arquitetura de informação e user experience.
Toda ação de marketing digital deve contar boas histórias. E essa é a função do redator. Ele deverá entender qual é o tom de voz de sua empresa, como você pode falar melhor com o seu público e como envolver estas pessoas em um diálogo. Atualmente, redatores de marketing digital são os responsáveis por posts em redes sociais, assim como conteúdos em blogs e anúncios;
Existem inúmeros casos de ações que foram pensadas e planejadas que não se tornaram viáveis por que a tecnologia disponível era precária. Hoje, lidar com marketing digital, é lidar com tecnologia. Esse profissional, antes de tudo, deve estar sempre atualizado para saber as melhores formas de solucionar problemas.
Para ele ser realizado com competência e para que ele traga os resultados que você tanto espera, ele deve ser tratado com responsabilidade. Criar ações de marketing digital não é como pegar produtos em uma prateleira. Fazer posts no Facebook ou no Instagram, até sua sobrinha faz. Um enxoval básico de marketing digital, como o citado acima, precisa de, no mínimo, seis profissionais. Para produzir ações que tragam resultados é preciso contratar bons profissionais. E, como você sabe, bons profissionais, não importa em qual área, são caros. Por isso, se você receber uma proposta de marketing digital muito barata, desconfie. Afinal, é possível que você esteja pagando para fazer o que até a sua sobrinha faz.
Agora que você entendeu um pouco mais como funciona uma campanha de marketing digital, conheça todas as nossas soluções.